Cientista de Dados: o que faz e como se tornar um profissional?

Ao considerar uma carreira como cientista de dados, é tão importante compreender os desafios e realidades do dia a dia quanto as perspectivas de carreira e salários. Embora seja uma profissão recompensadora e curso de desenvolvimento web em alta demanda, há várias questões e desafios que os cientistas de dados enfrentam regularmente. A formação e as habilidades necessárias para ser um cientista de dados vão muito além do conhecimento técnico.

  • De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a demanda por profissionais de TI no Brasil será de 70 mil ao ano até 2024.
  • Depois dessa avaliação, o cientista pode propor para a equipe de marketing uma série de testes para que a sua hipótese seja validada.
  • Outro assunto que faz parte do currículo é o aprendizado de máquina supervisionado.
  • Os engenheiros de software assumem um papel fundamental na Ciência de Dados, porque são os responsáveis por desenvolver softwares capazes de coletar os dados que, posteriormente, serão usados para fins estratégicos.

Confira também

Como a ciência de dados frequentemente utiliza grandes conjuntos de dados, ferramentas que podem escalar com o tamanho dos dados são incrivelmente importantes, especialmente para projetos sensíveis ao tempo. Soluções de armazenamento em nuvem, como data lakes, oferecem acesso a infraestrutura de armazenamento capazes de ingerir e processar grandes volumes de dados com facilidade. Esses sistemas de armazenamento oferecem flexibilidade aos usuários finais, permitindo-lhes criar grandes clusters conforme necessário.

  • Um cientista de dados também deve saber usufruir da comunicação efetiva para transmitir seus resultados.
  • Mais do que isso, é importante que vá construindo o seu portfólio com os seus projetos e problemas que já conseguiu resolver.
  • Os analistas de dados geralmente focam na interpretação e apresentação de dados existentes para responder a perguntas específicas.
  • Um feedback do cliente, o trajeto que você percorre até o trabalho, o tempo que as pessoas ficam conectadas na internet parecem apenas informações sem importância.

– Conheça as ferramentas básicas

Uma vez que os dados representam ativos tão importantes, é necessário ter cuidado maior com eles. Um exemplo disso são as séries temporais, um importante conceito https://www.horabrasil.com.br/2024/05/14/desenvolvimento-web-entre-a-programacao-e-criatividade/ da estatística. Elas ajudam a entender eventos que ocorrem ao longo de um período, de forma sequencial, como o número de vendas em uma loja em um ano.

  • É muito importante poder seguir uma carreira que sustente uma vida confortável.
  • A depender do projeto que esteja atuando, o cientista de dados pode trabalhar com profissionais de diferentes áreas como comunicação, jurídica, recursos humanos, vendas, entre outras.
  • Nessa graduação, os estudantes adquirem conhecimentos sobre aprendizado de máquina, Big Data, estatística aplicada, econometria, criptomoeda, entre outros tópicos relevantes.
  • Para se tornar cientista de dados, é necessário desenvolver certas competências e habilidades, por isso a PUC Minas criou a especialização em Ciência de Dados e Big Data.

Ciência da computação

Os salários dos cientistas de dados podem variar consideravelmente, dependendo de fatores como localização geográfica, setor de atuação, nível de experiência e habilidades específicas. De maneira geral, porém, esta é uma carreira bem remunerada, refletindo a alta demanda e a especialização necessária. A ciência de dados, uma área que há poucos anos era considerada de nicho, hoje é reconhecida como um pilar fundamental para o sucesso das organizações.

faculdades rápidas para fazer concurso público que você precisa conhecer

o que faz um cientista de dados

A primeira etapa, que cuida da coleta e preparação dos dados, é o que pode ser chamado de engenharia de dados. O processo de análise e modelagem é classificado geralmente de data science propriamente dito e pode até ganhar o nome de mineração de dados. Para entender como começar em ciência de dados, é preciso compreender as linguagens de programação.

Faculdades de Medicina no Rio de Janeiro: veja as melhores

As séries são compostas por alguns conceitos muito relevantes, como tendências, ciclos e sazonalidade. As tendências descrevem o comportamento dos dados, como crescimento ou decaimento da curva. Ele coloca nessa categoria as pessoas que conseguem dominar, com profundidade, todos os três pilares da Ciência de Dados.